Antigamente, a importância da vitamina D não era muito relatada e, por isso, muitas pessoas não conheciam seus benefícios. Nos dias de hoje, com os avanços da tecnologia, diversos cientistas descobriram que a vitamina D é fundamental para os ossos e ainda é capaz de ajudar no tratamento de algumas patologias.
Quando há deficiência dessa vitamina no organismo, o indivíduo passa a ter mais tendência a quedas, isso porque os músculos esqueléticos ficam mais fracos e, para funcionarem de forma correta, os seus receptores devem ser suportados pela vitamina D, ou seja, o corpo não trabalha como deveria sem a quantia da vitamina adequada.
A falta de vitamina D pode causar problemas cardiovasculares, pois se eleva o nível da hipertensão, doença cardiovascular periférica, hiperlipidemia, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, infarto miocárdio e AVC.
O sistema imunológico da pessoa também fica baixo quando não há vitamina D o suficiente no organismo, o que pode motivar gripes, resfriados constantes e doenças respiratórias, como a asma, por exemplo.